novembro 22, 2024

Landing Pages que Vendem: Crie Páginas de Alta Conversão

Landing Page que Vende: Guia Prático com Dicas e Exemplos

Site de página única e independente, majoritariamente com a proposta de entregar uma oferta exclusiva de tempo limitado, assim resumimos a definição de landing page.

Você provavelmente já navegou e até comprou algo através de alguma pagina de vendas que funciona nessa modalidade.

Livre de menus de navegação, tudo é concentrado, no que seria a home page de um site convencional.

Outro grande destaque nesse modelo é a CTA (call to action), traduzindo, chamada para ação, que aparece com mais ênfase e se encarrega muitas vezes de ter uma mensagem de efeito para finalizar de convencer o prospectado.

Sua serventia, além das vendas, pode se concentrar também na captura de leads ou anunciar eventos, sempre mantendo a finalidade de algo com prazo de validade.

Hoje quem mais utiliza desse recursos são vendedores de cursos online, afiliados, promotores de eventos e prestadores de serviços, porém que fique claro que não se limita somente a essas categorias.

Em geral são nichos que não veem necessidade de possuir um site mais completo, pois tudo que precisam expor se concentram em uma única página, direcionado a um público mais específico e de um material mais resumido.

Assim o custo desse endereço eletrônico se tornará menor e se bem feito poderá trazer lucros superiores a de muitos sites (já que muitos não utilizam esse canal da maneira correta).

Por isso, destacamos que ele é um excelente ponto de partida para quem quer ampliar presença digital, pois com um toque de criatividade, estratégia e dedicação poderá obter o retorno esperado e posteriormente investir em uma estrutura mais robusta.

Vale lembrar, que ele também pode ser muito útil para aqueles que já possuem um site, principalmente para campanhas mais específicas

Como trabalhar a sua landing page

Até aqui vimos suas três principais finalidades: informação, promoção e conversão. E os modos de realizá-las são:

  • Captura de leads: Ofertando algo de valor (e-book, webinar, desconto) em troca das informações de contato do prospectado, como e-mail, número de telefone (WhatsApp), endereço, nome, idade, interesses, etc.
  • Impulsionar vendas: Direcionando a campanha para vender algo diretamente ou direcionando a outro canal de atendimento.
  • Aumentar as inscrições em eventos: Seja online ou presencial, instigue o usuário a se inscrever no evento para que naquele prazo você possa ofertar tudo que vai de encontro ao tema, produto ou marca e criando um vínculo com o prospectado.

Há quem diga que posso estar errado, mas acredito de verdade que a criatividade pode abrir até outras possibilidades.

Por exemplo, se você realiza um bom trabalho em suas redes sociais, porém ainda se encontra naquela fase com orçamento limitado e agora não consegue investir em um site que lhe custará 4 dígitos, mas gostaria de se diferenciar dos seus concorrentes, a landing page pode ser a solução para o momento.

Nela você poderá destacar seus principais produtos, entregar descontos exclusivos e divulgar a sua URL em seus outros canais, seja na biografia, post, stories, além de eventualmente direcionar tráfego para conversão nessa página de captura, aumentando a quantidade de interessados.

Adquirindo seu domínio, cria-se outras possibilidades, como adicionar o link em seu endereço no Google Maps, aumentando sua confiabilidade, ajudando a induzir as pessoas a visitarem seu espaço físico ou realizarem um atendimento online.

Idealizando sua página

Agora que já explicamos como poderá usufruir desse recurso, vamos idealizar uma página juntos para clarear ideias e melhorar a performance.

Defina o objetivo

Qual ação você deseja que o visitante realize? Compra direta? Preenchimento de formulário (fornecendo seus dados)? Direcionamento para WhatsApp? Ingressar em um evento?

São várias possibilidades, muitas vezes você pode até combinar algumas entre elas, mas sempre tenha uma ação principal bem definida.

Pois ela que vai guiar a comunicação para o prospectado, sendo conduzida pela combinação de palavras estratégicas e convincentes.

Exemplo, se você falar para o cliente “preencha o formulário e ganhe um desconto exclusivo” ao invés de “matrícula-se neste webinar gratuito” você pode receber interessados dos dois modos, porém com perfis diferentes.

Na primeira frase irá atrair interessados com mais chances de comprar algo, pois a palavra “desconto” deixa as pessoas cientes de que terão que investir um valor, porém buscam uma boa oferta.

Já na segunda, nem sempre o prospectado estará disposto a investir no que você tem a oferecer, pois foi intencionado pela proposta de algo gratuito.

Saiba trabalhar bem seu público, por isso tenha clareza se está utilizando as palavras certas, segmentando corretamente e encontrando o público ideal. 

Crie uma oferta irresistível

Há muita oferta no mercado e provavelmente seu cliente tem no mínimo umas três ofertas de um produto parecido com o seu.

A pergunta que fazemos aqui internamente é, “a minha oferta é realmente irresistível?“.

Parece um questionamento simples, mas não é. O que nos facilita a compreender se estamos no caminho certo são nossos procedimentos internos, analisando fatores como:

  • Produto: O que oferecemos? Qual é a grande diferença dele pros demais? Qual dor estamos curando? Qual o público-alvo ideal? Qual o seu real valor? E qual seria a oferta irresistível?
  • Financeiro: Temos todo markup para pontuar nosso custo e projetar quanto aquele produto terá de retorno sobre o investimento (ROI).
  • Concorrentes: Possuem um produto parecido com o nosso? Qual o valor? O que poderiam melhorar? Há algo que eles não enxergam que conseguimos aplicar e nos diferenciar positivamente?
  • Lançamento: Definindo datas, orçamento, pré-lançamento, construindo todo material que será entregue, realizando alguns testes antes do anúncio oficial e por fim, lançando.
  • Execução: Depois de todo material preparado, testado e anunciado, focamos em avaliar constantemente a campanha, realizando melhorias, buscando engajar o público e aumentar o número de clientes do início ao fim.

Sua página tem que ser atraente, otimizada e persuasiva.

Sua página tem que oferecer uma ótima experiência ao usuário e uma das coisas que mais atrapalham várias landing pages são a falta de capricho e criatividade da interface.

Muitas dão a sensação de serem feitas de forma genérica, com modelos ultrapassados, sem ornamento de cores e muito mal exploradas.

Faça uma reflexão, já teve a oportunidade de encontrar um comércio pequeno (como lojas, cafeterias e restaurantes), porém muito aconchegante e gostou da experiência?

Esta é a resposta para aproveitar muito bem o seu “pequeno” espaço, impactando seus visitantes visualmente, entregando a boa experiência e sendo convincente no atendimento.

Dizemos isso no nosso artigo sobre sites, porém vale ressaltar, um ótimo site só pode ser construído se a empresa tiver o brand bem definido.

E oferecer uma boa experiência está diretamente ligado a boas práticas de SEO, porém além da possibilidade de gerar tráfego orgânico, podemos pontuar o tráfego direto, a audiência e de como seu cliente terá uma jornada de compra mais atrativa.

Por fim, trabalhe a persuasão, convença o cliente da importância do seu produto e destaque porque só sua marca pode entregar o que ele espera.

Ao contrário do que muitos pensam, escrever (principalmente em um site) não é fácil, por isso aconselhamos contar com um copywriter para redigir seus textos.

Ele é o profissional com uma escrita mais refinada, focando na especialização de convencimento, estudando o comportamento dos usuários em seus hábitos de consumo, buscando entender onde e como o usuário é convencido de aceitar a oferta.

Vale a pena destacar que em todos nossos serviços de criação de sites incluímos o copywriter e na landing page não seria diferente.

Direcione o tráfego

Existem dois caminhos a serem seguidos, o tráfego orgânico e o pago, usufruindo de ambos simultâneamente poderá ter resultados ainda maiores,porém vamos defini-los separadamente para sua melhor compreensão:

Campanhas de tráfego pago

As duas primeiras perguntas que quero precisamos pensar é, qual o orçamento você tem para o tráfego pago? E qual a finalidade da campanha?

Sobre o valor a ser investido, não precisa ser algo muito exorbitante para se obter resultado, comece mais leve se o caixa estiver mais estreito, meu conselho é focar mais em investir em um bom gestor de tráfego do que em altas quantias no ADS .

Assim você terá um melhor direcionamento, pois há muitas possibilidades, tanto nos gerenciadores do Meta, quanto no Google, dentre outros, o principal é entender a sua real finalidade, seus pontos fortes, as limitações e ter compreensão de onde e qual o perfil do público-alvo ideal.

Há vários tipos de campanhas: Vendas, engajamento, reconhecimento da marca, captura de leads, promoção de apps, visitas a loja e tráfego

Entre essa vastidão de opções, pensando que estamos focando na nossa landing page, aconselhamos começar pela campanha direcionada a tráfego para sites dentro do gerenciador do Meta (Facebook e Instagram) .

Mas vai muito de caso para caso, antes de apertar botões precisamos entender a campanha ao todo, apenas estamos dando um exemplo de como podemos encontrar nossos objetivos.

Palavras-chaves

Tão importante quanto escolher uma campanha e um público certo, a escolha das palavras-chave são cruciais para as suas metas serem alcançadas.

Através dessa assertividade você alcança o público certo e potencializa a chance de conversão.

Para saber quais palavras deve utilizar, busque entender os interesses do possível cliente, o que ele busca? Como se comporta? Quais são seus hábitos de consumo?

Isso lhe dará um caminho mais direcionado, aumentando as chances de encontrar o cliente ideal e o atraindo na página de pesquisa, gerindo melhor o custo em ADS, aumentando a conversão e o ROI.

Busque tráfego orgânico

Você pode trabalhar múltiplos canais, como o social media e SEO do seu website, mas no caso das landing pages, que é um canal mais imediatista e que provavelmente terá um prazo de encerramento, recomendamos que foque em ter interação nas suas redes sociais.

Quanto melhor for seu engajamento orgânico, maiores são as probabilidades de alguém acessar seu site através de uma menção do seu link na biografia, post ou stories.

E se tornando uma autoridade no assunto, abre caminho para parcerias, construindo menções que levarão ao aumento da sua audiência, aumentando o tráfego direto e redirecionado para sua página web e não ficará tão refém do tráfego pago para ter resultados na campanha.

Faça sua landing page conosco

Agora que você já sabe como funciona uma landing page e quais resultados ela pode trazer para sua empresa, te faço um convite.

Aqui na attside, todo conhecimento que passamos através de nossos conteúdos, aplicamos na prática com todas nossas técnicas e experiência no assunto.

Entre em contato agora e garanta um desconto exclusivo! 

Sabemos que você é o nosso cliente ideal, pois além de entender a importância desse serviço, possui um hábito que apreciamos e acreditamos, o da leitura, pois ela muda o mundo e ajuda no desenvolvimento de bons profissionais. 

A oferta é por tempo limitado, pois preservamos a qualidade ao invés de quantidade de clientes e temos limite para nossas demandas.

Vamos juntos crescer e ganhar dinheiro, mostrando a nossa autenticidade no mundo, explorando sua personalidade!

Att, Side!